Você já notou que há lugares nos quais ninguém joga um papel no chão e outros que, por mais que se limpe, vivem imundos? Isso se explica facilmente. O ser humano é mimético. Isso significa que nós temos a tendência de repetir o comportamento dos demais.
Isso explica a moda. Uma personagem da novela surge com um estilo de roupa e de cabelo. Na semana seguinte, uma mulher do seu convívio imita o corte de cabelo e o tipo de roupa. Em pouco tempo, muitas mulheres adotam aquele estilo.
Tudo começa com quem é referência em uma comunidade, grande ou pequena. Da mesma forma que a personagem da novela influencia milhões de mulheres país afora, você também é referência para alguém na sua vizinhança, no seu trabalho, na sua família.
O mimetismo é assim. Isso se explica por um instinto do ser humano. Quando alguém está perdido em algum assunto, ele tende a observar como a maioria age naquela mesma situação. É assim também nas eleições.
É por isso que quem faz mais propaganda leva vantagem. Quando alguém vê centenas ou milhares de carros com adesivo de um candidato, elas presumem que aqueles eleitores que colocaram a propaganda devem saber o que estão fazendo e acaba indo atrás.
Os eleitores indecisos em um segundo turno são aqueles que realmente não sabem como agir diante de um cenário político determinado. Eles estão perdidos, precisam de sinais para saber como agir. E você pode ser esse sinal.
Não se omita, eleitor de Jair Bolsonaro. Sinalize o mais possível a sua escolha. Coloque uma bandeira na janela, ou uma camisa amarela, se não tiver a bandeira. Coloque adesivo, bandeira ou duas fitinhas (verde e amarela) na antena do seu carro ou moto. Coloque nas suas redes sociais que o melhor pro Brasil entre Lula e Bolsonaro, é a reeleição do atual presidente.
E, sobretudo, vá votar de verde e amarelo no dia 30. Todo mundo é referência para alguém mesmo que nem imagine quem possa ser. Não deixei essa pessoa desorientada. Mostre o caminho. Ajude a pintar o Brasil de verde e amarelo até o dia da eleição e ajude a reeleger Bolsonaro presidente.