Há cerca de um mês eu conversava com uma pessoa próxima ao Presidente Jair Bolsonaro que desabafou: “como é difícil fazer o bem para o Brasil!”. Uma gigantesca máquina de propaganda sustentada por aqueles que estão tendo seus interesses prejudicados pelo governo criou uma falsa sensação de que o Governo Federal não trabalha direito. A comunicação do Governo, por sua vez, ainda não conseguiu superar a máquina inimiga e transmitir com eficiência a realidade para a população.
Como já falamos em outros artigos, a principal característica do Governo Bolsonaro tem sido trazer o interesse público para o centro das decisões governamentais. Isso é inédito no Brasil e uma construção política difícil de ser feita, pois costuma ser inevitável que os grupos eleitos representem interesses de determinados segmentos.
O povo brasileiro está tendo uma oportunidade que dificilmente conseguirá ter novamente. Porém, a reação dos grandes grupos, cujos interesses foram prejudicados pelo governo, tem sido muito violenta e tem afetado a imagem de Bolsonaro junto à população. Será que o povo vai acreditar na falsa imagem do governo construída pelos inimigos?
O CENÁRIO ENCONTRADO
Bolsonaro encontrou um país destruído. 100 milhões de brasileiros sem coleta de esgoto, 13 milhões de desempregados, infraestrutura insuficiente e sucateada, recorde mundial de violência com mais de 60 mil homicídios anuais, o Estado transformado em uma Disneylandia de corrupção e privilégios, dívida pública trilionária, juros altíssimos pagos aos credores da dívida, ações desvalorizadas das empresas brasileiras listadas na Bolsa, estatais transformadas em moeda de troca política, perda de credibilidade da economia brasileira, juros bancários abusivos, micro e pequenas empresas fechando por falta de liberdade econômica e alta carga tributária e tantos e tantos outros problemas estruturais que mantinham o Brasil em condições de crônica inviabilidade.
O GOVERNO EM AÇÃO
No primeiro ano de governo, quase 15 mil vidas foram poupadas com a queda acentuada dos homicídios. A reforma da Previdência foi aprovada e acabou com o privilégio de quem recebia altos salários no funcionalismo público, recebendo altas aposentadorias enquanto a maioria dos aposentados recebe salário mínimo. Um milhão de empregos foram criados. A economia voltou a crescer, os juros bancários caíram, os juros da dívida chegaram ao menor patamar de todos os tempos. As estatais tiveram grandes lucros, a Bolsa de Valores bateu recordes atrás de recordes. A MP da liberdade econômica foi editada e aprovada. Além de milhares de quilômetros de estradas pavimentadas, ferrovias, portos e aeroportos sendo concedidos.
Neste ano de 2020, tivemos a aprovação do marco legal do saneamento, um passo histórico para a superação da maior vergonha brasileira. O enfrentamento dos efeitos da pandemia sobre a economia está preservando empregos e empresas. Na educação um audacioso programa de alfabetização jamais visto.
Os avanços do Governo Bolsonaro precisariam de páginas e páginas para serem elencados. Este é um artigo que só pretende tratar do assunto superficialmente, para mostrar aos brasileiros a oportunidade que o Brasil está tendo.
DEIXEM O BOLSONARO CONSERTAR O BRASIL
Certamente você que está lendo esse artigo tem consciência histórica do que representa o governo Bolsonaro. É uma oportunidade da qual o povo brasileiro não pode abrir mão. Mas muitos brasileiros estão indiferentes a isso ou estão se deixando seduzir pelos inimigos do país em sua campanha de demonização de Jair Bolsonaro. Conscientize seus amigos, seus vizinhos, seus familiares. Não vamos abrir mão dessa chance de ver o Brasil nos trilhos novamente.
Vamos deixar o Bolsonaro consertar o Brasil.