Nos últimos anos a memória da nossa cidade vem sendo compartilhada cada vez mais na internet. Acervos que estavam empoeirados nos baús de cada família foram sendo digitalizados e muitas imagens começaram a ser disponibilizadas nas redes sociais.
Nova Iguaçu sempre foi uma cidade com uma forte identidade. O iguaçuano sempre foi bairrista, orgulhoso e nostálgico dos tempos da cidade pacata que está cada vez mais distante no tempo, porém viva nos corações.
Grupos e páginas de Facebook têm ajudado a reacender essa paixão por Nova Iguaçu e sua história. São iniciativas de pessoas comuns e até de empresas.
Dois grupos têm se destacado no Facebook. O “Nova Iguaçu, cidade querida” surgiu há pouco tempo, mas fez muitas pessoas relembrarem de uma Nova Iguaçu que não existe mais. Outro grupo que surgiu recentemente foi o “Amamos Nova Iguaçu”.
A página “História de Nova Iguaçu” no Facebook e no Instagram já está há alguns anos no ar e tem disponibilizado um belo acervo ao longo dos anos em que foi atualizada já é suficiente para uma bela viagem na história.
Algumas empresas também já tomaram a iniciativa de celebrar a memória da cidade. Na minha empresa, a imobiliária Conceito Administradora, durante alguns anos nós publicamos com frequência semanal imagens inéditas e especiais do nosso passado com explicações sobre o cenário da foto.
Lembro-me também de uma outra empresa, uma drogaria, que investiu na memória de Nova Iguaçu editando um calendário com fotos históricas da cidade e fez bastante sucesso.
Além destas, nenhuma outra empresa ou família iguaçuana fez mais para conservar e divulgar a história iguaçuana que o Correio da Lavoura e a família Azeredo, evidentemente. As páginas do nosso querido semanário são e sempre serão fonte de imagens históricas e pesquisas para os interessados na história de nossa terra.
E eu aproveito esta oportunidade para convidar a todas as famílias iguaçuanas que tirem da poeira e do baú suas fotografias que guardam antigas imagens de Nova Iguaçu e disponibilizem nas redes sociais para que todas possamos fazer juntos essa viagem ao passado de nossa cidade que é a história de todos nós.