Após dois finais de semana com grandes manifestações espontâneas de apoio do povo brasileiro ao Presidente da República, eis que aparece uma pesquisa Datafolha que diz assim ao Brasil: “você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?”.
Sim, porque se não bastasse estarmos em 2021 e ainda ter gente que repercuta uma pesquisa do instituto que mais erra no mundo, ainda há a contraprova evidente da realidade mostrando que a pesquisa é ridícula.
Se desde que o mundo é mundo o povo só ia às ruas para manifestar contrariedade a governos, o atual presidente do Brasil inaugurou a inédita experiência da manifestação de apoio a um governante.
E não foram uma ou duas ocasiões. Foram várias as iniciativas populares que encheram as ruas do Brasil para apoiar Bolsonaro. Até manifestações de apoio à reforma da Previdência nós vimos, coisa que em outros países dá até quebra-quebra dos opositores da ideia.
A reação do establishment aos atos de apoio ao presidente em 1° de maio foram imediatos. Depois daquele dia as manchetes dos mais badalados portais e jornais da nossa imprensa mainstream fizeram grande esforço para indicar que Bolsonaro vai mal na popularidade. Repetiram, repetiram, repetiram. Não bastou.
Após as imagens impressionantes de motociclistas junto ao presidente circulando pelas ruas de Brasília e a promessa de novos atos nos próximos finais de semana em outras cidades do país, os órfãos do dinheiro público correram para encomendar uma pesquisa por telefone do instituto Datafolha, aquele que nunca decepciona quem o contrata.
E eis que a pesquisa mostra o ex-presidente e ex-presidiário Lula vencendo Bolsonaro de forma acachapante. A cara de pau foi tamanha, que até entre evangélicos – segmento em que Bolsonaro é mais popular – Lula dá um capote no atual presidente.
A mentira tem muitas utilidades a quem recorre a ela. Para alguns, ela acalma o coração, alimentando o auto-engano. Para outros, ela serve para manipular e induzir a opinião de terceiros.
Você que é um brasileiro decente não quer se enganar e também não vai se deixar enganar por essas campanhas publicitárias antibolsonaristas patrocinadas pelos que estão agonizando sem dinheiro público.
Basta acreditar no que seus olhos veem.