Há controvérsias sobre qual a data em que Iguassu (hoje, Nova Iguaçu) começou a existir. O Dr. Zanon de Paula Barros, especialista na história iguaçuana, afirma que são mais de 300 anos. A cidade, porém, adotou oficialmente a data de 15 de Janeiro de 1833, quando a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguassu foi erigida à condição de Vila de Iguassu.
Noves fora o debate, o fato é que é no 15 de Janeiro que celebramos o orgulho, a identidade e a história de Nova Iguaçu. E chegamos hoje ao 187º aniversário sem muito o que comemorar. Aliás, pelo contrário: há muito a lamentar e a nos preocupar.
O passivo social iguaçuano é gigantesco e tem aumentado. O desenvolvimento econômico passou ao largo da cidade nos últimos anos. Somos a cidade que mais desempregou no Estado e uma das recordistas brasileiras. Sem emprego, sem renda, sem progresso, sem avanços. Aumenta a pobreza, agrava-se a miséria.
Em texto recente, tratamos aqui do ambiente de negócios de Nova Iguaçu, o pior do Estado do Rio. Nada se faz para melhorar. Nada. E com Rogerio Lisboa no comando da cidade muita coisa piorou.
Hoje somos uma cidade sem capacidade de investimento público e um péssimo lugar para o investimento privado. Onde isso vai dar se não na miséria, na falta de qualidade de vida, no agravamento das mazelas?
Há quem comemore meia dúzia de praças revitalizadas. Sim, praças são espaços públicos importantíssimos e isso precisa mesmo ser feito. Mas, e aí? As praças são suficientes? Tente abrir uma empresa em Nova Iguaçu. Tente manter uma empresa nesta cidade. Tente pagar impostos. Sim, até para pagar impostos nesta cidade é difícil.
Temos um incompetente na cadeira de prefeito, uma nulidade. Essa não é uma crítica pessoal, mas um diagnóstico do homem público que o povo elegeu. Um zero à esquerda. O povo sabe do que estou falando. E, para piorar, um incompetente que escolhe outros incompetentes para assessora-lo em temas importantes.
Será que o nosso destino é esse? Sempre me pareceu que Nova Iguaçu estava destinada a dias de muito progresso por conta do potencial gigantesco que possui. Mas em todos os ciclos eleitorais optamos por quem nos amarra, nos impedindo de avançar.
Quando chegará o aniversário de Nova Iguaçu em que poderemos comemorar?
Triste para um Município tão importante….estamos precisando de gestores de verdade na Liderança do Executivo Municipal e não de políticos com velhos costumes viciados em mentiras.
Paira no ar uma esperança à Nova Iguaçu. Uma nova política que pode promover uma reengenharia em Nova Iguaçu.