Idalina Quintella Bottari nos deixou neste 12 de Dezembro e nos deixou muitas coisas.
É comum que o desaparecimento das pessoas nos inspire a lembrar do bem que elas fizeram. Alguns exageram e chegam perto de canoniza-las. Não é o caso. Dona Idalina do Patronato foi uma mulher do seu tempo, errou, acertou, mas há muito que falar sobre o bem que ela fez.
Começo pelo legado concreto que é o Centro Social São Vicente, que tantos iguaçuanos vem formando desde que Dona Idalina tomou as rédeas daquele patrimônio da Cidade, até então conhecido como Patronato. São dezenas de crianças e seus familiares que recebem todos os anos de uma iniciativa não estatal um conjunto de serviços desde a sua instrução nos estudos, como também cuidados psicológicos e de saúde. Centenas de famílias já tiveram a oportunidade de construir um futuro melhor por conta do trabalho capitaneado por Dona Idalina e sua equipe.
Outro trabalho impressionante é o Arraiá d’Ajuda, um evento que começou pequeno e que hoje faz parte da agenda de eventos da Baixada Fluminense, levando milhares e milhares de pessoas ao Shopping Nova Iguaçu nos meses de Junho de todos os anos e arrecadando fundos que mantém uma série de iniciativas de ajuda aos desfavorecidos pela sorte em nossa terra.
Há ainda a Feira Literária do Patronato, que fomenta a cultura do livro e da leitura na juventude de Nova Iguaçu, o almoço do Patronato que reúne tanta gente boa, as festas que são oportunidades únicas de reencontrar e confraternizar com bons amigos. Enfim, o seu legado é grandioso e inegável.
E por trás desse legado estava o dom de Idalina. O dom da liderança que se sustentava na sua coragem, ousadia, objetividade, carisma, credibilidade e, principalmente, bondade de propósitos.
Pessoas com esse dom não existem muitas dando sopa por aí. Líderes existem, mas são poucos e, geralmente, usam a liderança para o mal. Os políticos estão aí para não me deixar mentir, sobretudo os políticos de Nova Iguaçu. Que o bom uso da virtude da liderança por parte de Dona Idalina inspire mais iguaçuanos. Nossa Cidade só irá adiante se o espírito desta grande amiga de Nova Iguaçu for seguido por todos os que aqui exercem posições de liderança nos órgãos de governo, nas empresas e nas diversas entidades da sociedade civil.
Gostaria de agradecer por essas palavras carinhosa e verdadeira é de pessoas como a minha amiga que o país está precisando. Os políticos só pensão em tira proveito. São ratos do puder público.
Um exemplo de que é possível se fazer um trabalho com seriedade e honestidade. Que esta data sirva-nos para uma reflexão de nossos valores e ações. Obrigado Idalina.
Definitivamente um grande perda, mas mais que isso um grande exemplo a ser seguido.