Exceto se você julgasse ser mais sábio que o próprio Jesus Cristo, não seria possível discordar do Papa Francisco por aceitar receber o ex-presidiário Lula no Vaticano.
Se não acredita, então leia atentamente o que disse Jesus Cristo:
Ouvindo-os, Jesus replicou: “Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores”. (S. Marcos 2, 17)
Cabe-nos também relembrar o célebre episódio da conversão de S. Mateus:
Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: “Segue-me”. O homem levantou-se e o seguiu.
Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
Vendo isso, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?”.
Jesus, ouvindo isso, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.
Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.
(S. Mateus 9, 9-13)
O sacerdote é o médico das almas. Negar o atendimento aos pecadores seria uma grave falta do Papa ao seu dever de ofício. Sobretudo no caso de Lula, uma figura abominável, um colecionador dos piores pecados e que tanta influência tem sobre tantas pessoas na sua defesa dos piores vícios. Poucas pessoas precisam mais da mensagem de Jesus Cristo do que um líder criminoso como Lula.
Seria muito confortável para o Papa rejeitar essa audiência. Agradaria aos homens de bem, mas desagradaria a Deus. Daria aos homens de bem um mau exemplo e não colaboraria em nada para a vida espiritual do rebanho cristão.
Cabe lembrar ainda que a Igreja estabelece como uma das obras de misericórdia visitar os presos. E quem são os presos se não os piores pecadores em qualquer sociedade? Todos os papas e a maioria dos bispos e padres visitam presídios, sem falar no trabalho social de milhões de leigos nas cadeias do mundo afora. O Papa S. João Paulo II visitou Ali Agca, o homem que tentou tirar sua vida com um tiro na Praça de São Pedro.
Por extensão, se até mesmo os criminosos presos precisam da Palavra de Deus, porque os criminosos soltos também não? Não existe alma perdida para Deus. E, por isso não deve haver alma perdida para o sacerdote. Lula é um monstro e são justamente as piores criaturas humanas que devem ser evangelizadas e objeto de nossas orações por suas conversões. Se a visita de Lula te incomoda, reze pela conversão de Lula e para que Deus te dê o entendimento correto sobre essa situação.
Muito coerente. Corretíssimo.
corretíssimo, resta saber se o pedido de encontro foi por arrependimento e para pedir perdão, ou se é apenas jogo politico para dizer que até o Papa esta solidário e também se o Papa vai dar um sermão catequético ou se vai afagar a cabeça dizendo vamos em frente companheiro….
Mas eu faço uma pergunta: qual foi o objetivo disso então?
Lula vai se comprometer ser uma boa pessoa? O papa admoestou para a sã doutrina?
Cristo não recebia os pecadores para só confraternizar. Ele ensinava o caminho para afastar do pecado. Amava o pecador mas repudiava o pecado e corrigia.
Só “acolher” não acrescenta nada