Este episódio envolvendo o deputado Kataguiri e o nazismo me lembrou de conselhos de dois grandes brasileiros. Um deles é de Olavo de Carvalho. O professor dizia que “jovem tem que calar a boca e estudar” e só abrir a boca quando tiver maturidade e estudos suficientes. O outro é de Nelson Rodrigues, que dizia: “jovens, envelheçam”.
É evidente que Kim Kataguiri não é nazista, não gosta do nazismo e até muito pelo contrário, não simpatiza de regimes de exceção. Kim não é nazista, é apenas um babaca. Como, aliás, fomos todos – uns mais, outros menos – na idade dele.
É bem possível que quando eu tinha 26 anos falasse tantas bobagens quanto o Kim. A meu favor, o fato de que não era pessoa pública, muito menos deputado, o que exige decoro e prudência.
A despeito da grande idiotice que disseram, o deputado e até mesmo o tal de Monark não pareciam possuir ânimo de apologistas do nazismo quando verbalizaram as asneiras. Estavam conversando como se em um botequim estivessem a jogar conversa fora. Mas tratam-se de duas pessoas públicas em um canal do YouTube com grande audiência, o que exigia responsabilidade.
Como deputado, Kim Kataguiri é um grande demagogo e considero suas opiniões bastante desonestas, via de regra. Mas para ele ser levado ao Conselho de Ética e ser cassado, antes precisamos levar um caso ainda mais grave, o da deputada Jandira Feghali.
Em junho do ano passado, Jandira fez apologia a um tirano ainda pior que o ditador nazista Adolph Hitler: Joseph Stalin. E em seu caso trata-se verdadeiramente de uma entusiasta do regime stalinista e do genocida que o comandou e cujos crimes foram denunciados pelo próprio sucessor no Partido Comunista Soviético. Jandira sequer foi objeto de um processo ou de reportagens na mídia.
Voltando ao conselho dos dois geniais brasileiros que citei no início deste texto, parece que no caso de Jandira, envelhecer não adiantou. Mas, não basta envelhecer, é preciso estudar e amadurecer, coisas que ela não foi capaz de fazer. Estudou medicina, é verdade. Então, para o bem do Brasil, Jandira: dedique-se à Medicina, pois com ela você pode salvar vidas, mas, na política, suas ideias matam.