Se os deputados eleitos que foram à China cometeram ou não um erro em fazer a viagem, é algo que dá muito pano pra manga e um debate razoável. Não vamos entrar nesse mérito.
Mas um erro me parece indiscutível: a maneira como se justificaram. Do bate boca às respostas educadas, todos erraram. Alguns erraram muito, outros erraram pouco.
Político não bate boca com o público. Política é o contrário disso. Eu garanto que se todos os deputados conjuntamente tivessem assinado o texto abaixo, ninguém mais falaria no assunto:
“Recebemos com tranquilidade as críticas do professor Olavo de Carvalho. Garantimos a todos os brasileiros que da mesma forma que estamos conhecendo o que nos é apresentado da China pelos chineses, ouviremos as críticas recebidas e refletiremos sobre elas. A despeito das duras palavras, agradecemos, portanto, ao professor e àqueles que estão expondo suas opiniões negativas sobre nossa viagem por colaborar com a nossa visão crítica sobre a realidade que nos é apresentada nesta jornada. Para todos nós o Brasil está acima de tudo”.
Senhores deputados, não contrariem desnecessariamente o público. O mandato já vai reservar muitas situações difíceis para os senhores. Não fabriquem crises.
Pena que eles não vão ler