Se paramos pra pensar sobre a imagem do presépio podemos enxergar o convite para o Natal que ela transmite. Que a noite em que celebramos o nascimento do Menino Deus, que é o Amor encarnado, seja um exercício de empobrecimento do nosso espírito para as coisas desse mundo.
Respiremos fundo e coloquemos de lado o que é supérfluo nas nossas vontades, nos nossos sentimentos, na nossa mente e em nossa coração. E que só fique a riqueza e a ambição do que importa: o Amor, a Harmonia, a Ordem e a Vontade que vêm de Deus.
O convite é refeito todos os anos. Esvazie-se do que não importa. É assim que era o cenário do nascimento de Jesus Cristo: a pobreza das coisas desse mundo, que não é apenas a pobreza de dinheiro, mas também a carência da maldade, da ansiedade, da tristeza, da vaidade, do orgulho, que também são marcas da matéria.
Em contrapartida, deixe-se preencher da presença iluminada da única riqueza que existe: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que saltam aos olhos na imagem da figura do Deus Menino recém chegado ao mundo.
ESVAZIE SEU CORAÇÃO DO QUE É MAL E TIRA SUA PAZ
A chatice do seu cunhado, a uva passa na comida, os comentários desagradáveis de alguns dos presentes, a insistência de alguns na desarmonia. A roupa que amarrotou, um(a) fulano(a) que não ligou pra você, o presente que não ganhou ou que não gostou. Nem mesmo a solidão, aquela doença sua ou de quem você ama. Ou qualquer desconforto dessa noite de Natal. Nada disso importa. Você vai se esvaziar dessas preocupações e, dessa forma, terá espaço para preencher com a presença pura de Jesus que renasce no seu espírito.
OCUPE-O COM O QUE REALMENTE IMPORTA
Neste ano, o costume de arrumar o presépio no Natal completa 800 anos. A criação é de S. Francisco de Assis. E uma frase dele resume essa mensagem do presépio: se algo no seu coração está tirando a sua paz, então está ocupando o lugar de Deus.
Esvazie seu coração das bobagens desse mundo. É assim que você terá uma Noite Feliz e encontrará espaço para o recém-nascido crescer na sua alma ao longo da sua vida.
Por isso, ao invés de uma receita de salpicão ou de pernil, ofereço a você essa receita do alimento vindo do Céu. Não requer habilidade, nem experiência. Apenas a vontade de ser feliz.
Feliz Natal do Senhor Jesus. 😘
Um abraço do Thiago Rachid